O que é uma Rede Metropolitana?

Rede Metropolitana

Para melhor entendimento antes de ler sobre o que é uma Rede Metropolitana veja primeiro o post que fala sobre O que são Redes locais?

Uma rede metropolitana, ou MAN, abrange uma cidade. O exemplo mais conhecido de uma MAN é a rede de televisão a cabo disponível em muitas cidades. Esse sistema cresceu a partir de antigos sistemas de antenas comunitárias usadas em áreas com fraca recepção do sinal de televisão pelo ar. Nesses primeiros sistemas, uma grande antena era colocada no alto de colina próxima e o sinal era então conduz ido até a casa dos assinantes.

Sistemas adhoc

Em princípio, esses sistemas eram sistemas adhoc projetados no local. Posteriormente, as empresas começaram a entrar no negócio, obtendo concessões dos governos municipais para conectar por fios cidades inteiras. A etapa seguinte foi a programação de televisão e até mesmo canais inteiros criados apenas para transmissão por cabos. Com frequência, esses canais eram altamente especializados, oferecendo apenas notícias, apenas esportes, apenas culinária, apenas jardinagem e assim por diante. Entretanto, desde sua concepção até o final da década de 1990, eles se destinam somente à recepção de televisão.

A partir do momento em que a Internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo começaram a perceber que, com algumas mudanças no sistema elas poderiam oferecer serviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro. Nesse momento o sistema de TV a cabo começou a se transformar, passando de uma forma de distribuição de televisão para uma rede metropolitana. Em uma primeira aproximação, uma MAN seria semelhante ao sistema mostrado na Figura 1. Nessa figura, observamos que os sinais de televisão e da Internet são transmitidos ao head-end centralizado para distribuição subsequente às casas das pessoas.

Uma rede metropolitana baseada na TV a cabo

Figura 1 Uma rede metropolitana baseada na TV a cabo

A televisão a cabo não é a única MAN. Os desenvolvimentos recentes para acesso à Internet de alta velocidade sem fio resultaram em outra MAN, que foi padronizada como IEEE 802. 16.

Fonte: Livro Redes de computadores Quarta edição Andrew S. Tanenbaum

Para mais entendimento veja o vídeo abaixo do GTER 38:
O Projeto e a implantação da Redecomep-Rio / Rede-Rio Metropolitana

 

Se achou algum erro nesse post não deixe de nos informar, pois ficaremos muito agradecidos.

Perfil do Autor

Chefe de Redação
Chefe de RedaçãoAnalista de Sistemas
Nome Domingos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, amante da tecnologia e trabalha com desenvolvimento de sites/blogs em wordpress
Cidade: Rio de Janeiro

Chefe de Redação

Nome Domingos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, amante da tecnologia e trabalha com desenvolvimento de sites/blogs em wordpress Cidade: Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =