O que é Protocolo TCP-IP

Protocolo TCP-IP

O funcionamento da Internet é baseado em um protocolo de rede conhecido como Protocolo TCP-IP.
Na verdade, este protocolo representa uma arquitetura completa de Internet e é formado por uma série de protocolos que oferecem os mais variados tipos de serviço na rede.

O protocolo TCP-IP é composto de dois protocolos: o Protocolo de Controle de Transmissão (Tranmission Control Protocol) e o Protocolo de Internet (Internet Protocol).
A criação do protocolo TCP é baseada nas experiências realizadas na comutação de pacotes na rede ARPANet e pode ser organizado estruturalmente como apresentado na imagem 2 (PETERSON & DAVIE, 2004).

Na camada mais baixa da arquitetura da Internet estão os protocolos de rede que são formados por um combinação de protocolos implementados em hardware e software.

Os protocolos de hardware estão codificados nos adaptadores de rede, enquanto os protocolos de software representam os drivers dos dispositivos.

O segundo nível da arquitetura é formado pelo protocolo de Internet (IP), o qual é responsável pela interconexão de diversas tecnologias de rede.

Assim, este protocolo permite concentrar inúmeros protocolos da camada mais baixa da arquitetura em uma única rede lógica.

Terceiro nível da arquitetura de rede

No terceiro nível da arquitetura de rede, estão os protocolos de transporte TCP e UDP, os quais fornecem às aplicações de Internet mecanismos para comunicação entre os hosts disponíveis na rede.

O protocolo TCP

O protocolo TCP é um modelo lógico confiável de comunicação, sendo baseado em um fluxo contínuo de bytes que são trafegados pela rede.

O protocolo UDP

Por outro lado, o protocolo UDP é especificado como um modelo não confiável de comunicação, em que os dados são trafegados por meio de datagramas.

Trends Tops - Agregador de Conteudos

O protocolo de comunicação UDP

Imagem 1 – O protocolo de comunicação UDP

Finalmente, na camada mais alta, são definidos os protocolos de aplicação, os quais são utilizados pelas aplicações de Internet para troca de dados. Nesta camada estão, por exemplo, o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), o Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP), o Protocolo de Transferência de Correio Simples (SMTP), entre outros. Os protocolos da camada de aplicação utilizam portas específicas para o processo de comunicação. Segundo Kurose (2003), uma porta é uma interface entre a camada de aplicação e a camada de transporte dentro da máquina. O protocolo de transferência de hipertexto HTTP, por exemplo, utiliza a porta 80 para comunicação, enquanto o protocolo para transferência de arquivos FTP utiliza as portas 20 e 21 para troca de dados e informações de controles e o protocolo de correio eletrônico SMTP utiliza a porta 25 para o envio de mensagens eletrônicas.

Arquitetura da internet baseada no protocolo TCP-IP

Imagem 2 – Arquitetura da internet baseada no protocolo TCP-IP

Fonte: Adaptado de (PETERSON & DAVIE, 2004)

Se achou algum erro nesse post não deixe de nos informar, pois ficaremos muito agradecidos.

Perfil do Autor

Chefe de Redação
Chefe de RedaçãoAnalista de Sistemas
Nome Domingos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, amante da tecnologia e trabalha com desenvolvimento de sites/blogs em wordpress
Cidade: Rio de Janeiro

Chefe de Redação

Nome Domingos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, amante da tecnologia e trabalha com desenvolvimento de sites/blogs em wordpress Cidade: Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − sete =